A constante evolução do planejamento: O que o caso de Rupert Murdoch nos ensina
- Em 09/08/2024
Rupert Murdoch é uma figura central no cenário da mídia global, com uma carreira marcada por expansões audaciosas e um impacto significativo na forma como as notícias e o entretenimento são consumidos em todo o mundo.
Em setembro de 2023, surpreendeu o mundo ao afastar-se da gestão de seus negócios, que passou a um de seus filhos, e a instituir ferramentas para garantir a continuidade de seu patrimônio e de seu legado.
Contudo, desde o final de julho de 2024, a sucessão de Rupert Murdoch voltou a ser notícia, uma vez que decidiu alterar a forma de gestão do fundo fiduciário criado por ele para preservar a visão conservadora das empresas por ele construídas.
Você deve estar se questionando se é possível alterar o planejamento sucessório… hoje, vamos falar como a arquitetura sucessória se adapta à realidade de cada família ao longo do tempo, às novas personagens e mudanças na vida de seus membros:
- A ascensão de Rupert Murdoch:
- Televisão e Cinema; e
- News Corporation e 21st Century Fox.
- O início da discórdia:Rivalidade entre Irmãos;
- O futuro do legado.
- A adaptação da arquitetura sucessória;
- Quando fazer o planejamento sucessório?
A ascensão de Rupert Murdoch
Rupert Murdoch é um magnata da mídia e empresário australiano-americano, conhecido por seu vasto império de mídia que inclui jornais, televisão e cinema. Ele é o fundador e proprietário majoritário da News Corporation, uma das maiores empresas de mídia do mundo.
Murdoch começou sua carreira na Austrália, de onde herdou o jornal Adelaide News após a morte de seu pai em 1952. Ele expandiu seu império de mídia, adquirindo e modernizando diversos jornais na Austrália e na Nova Zelândia.
Nos anos 60 e 70, Murdoch expandiu seus negócios para o Reino Unido, adquirindo jornais como “The Sun” e “The Times”. Em 1973, ele entrou no mercado dos Estados Unidos, comprando o “San Antonio Express-News” e, mais tarde, o “New York Post”.
A presença de Rupert Murdoch na mídia não se limita ao jornalismo, estendendo-se a:
- Televisão e Cinema: Murdoch foi fundamental na criação da Fox Broadcasting Company em 1986, que se tornou uma das principais redes de televisão dos Estados Unidos. Ele também adquiriu o estúdio de cinema 20th Century Fox, que produziu muitos filmes e programas de televisão de sucesso.
- News Corporation e 21st Century Fox: Sua empresa, News Corporation, passou por várias reestruturações ao longo dos anos. Em 2013, a News Corporation se dividiu em duas empresas distintas: a nova News Corp, focada em publicação, e a 21st Century Fox, focada em entretenimento. Em 2019, grande parte da 21st Century Fox foi vendida para a Disney.
O início da discórdia
A polêmica sobre a sucessão de Rupert Murdoch gira em torno da disputa de poder e das dinâmicas familiares complexas que envolvem seus filhos, especialmente James e Lachlan Murdoch, além das implicações para o futuro do império de mídia da família. Aqui estão os pontos principais dessa polêmica:
Rivalidade entre Irmãos
James e Lachlan Murdoch têm visões diferentes sobre a direção e a gestão dos negócios da família. James é conhecido por suas visões mais progressistas e por estar menos envolvido nas operações diárias dos negócios da família após sua saída da 21st Century Fox. Lachlan, por outro lado, tem uma abordagem mais conservadora e está mais alinhado com as visões de seu pai, estando atualmente mais envolvido nas operações da empresa.
O futuro do legado
Com Rupert Murdoch envelhecendo (ele nasceu em 1931), há especulações contínuas sobre quem assumirá o controle total de suas empresas e como isso afetará a estratégia e a orientação editorial dos negócios. A nomeação de Lachlan como co-presidente executivo da News Corp e CEO da Fox Corporation sugere que ele é o herdeiro aparente, mas a dinâmica familiar e empresarial é complexa e sujeita a mudanças.
A sucessão de Rupert Murdoch tem implicações significativas para o panorama midiático e político, dada a influência das empresas da família Murdoch. Mudanças na liderança podem afetar a orientação editorial de veículos como Fox News, The Wall Street Journal e The Sun, que são poderosos formadores de opinião.
Lachlan possui posicionamento político conservador, similar ao de seu pai, enquanto James tem perfil mais moderado.
Nesse contexto, Rupert decidiu que o fundo fiduciário que detém o controle das empresas, nas quais os 4 filhos de Murdoch tem direito a voto decisivo, deveria ter as regras de gestão alteradas, para que tão somente Lachlan tome as decisões, uma vez que este tem uma visão política mais similar a seu pai, que acredita que assim está zelando pelo bem de seu patrimônio.
Os demais filhos questionam a legalidade de tal decisão.
A sucessão de Rupert Murdoch é, portanto, um tema de grande interesse não apenas para os negócios e a mídia, mas também para a política e a sociedade em geral, dado o impacto global das suas empresas.
A adaptação da arquitetura sucessória
Grande parte dos fatores que levariam à adequação do planejamento sucessório podem ser previstos na arquitetura sucessória e podem ser desenvolvidas soluções ao caso prático.
Porém, sempre é necessário, de tempos em tempos, rever os planos e realizar os ajustes necessários, adaptar seus planos à realidade, à conjuntura político-econômica, às mudanças legislativas, dentre outros.
A natureza, as leis, o homem, os negócios, tudo tem de planejado e ajustado de tempos em tempos, não há nada definitivo.
Quando fazer o planejamento sucessório?
O melhor momento para pensar em realizar o planejamento é agora, compreendendo-se que é um investimento no planejamento do futuro!
Consulte os profissionais do Azevedo Neto Advogados e entenda os benefícios que você pode alcançar ao realizar a arquitetura sucessória!
0 Comentários