Como garantir a compra segura de um imóvel?
- Em 31/01/2019
Hoje a compra de um imóvel é um sonho para muitas pessoas e muitas vezes é aquisição mais importante de suas vidas. Criamos este artigo a fim de dar dicas importantes que auxiliarão muitos na compra de seu imóvel.
Ao pensar em adquirir um seu imóvel, se faz necessário analisar os seguintes pontos:
• Verificar se a área onde está localizado o imóvel é valorizada (esta análise facilitará a venda mais adiante do imóvel e garantirá um bom retorno financeiro). Circule nos arredores do bairro para saber as distâncias a serem percorridas para encontrar uma padaria, açougue, supermercados, farmácia, salão de beleza, centro de compras, parque, escolas, hospital, shoppings.
• Verificar se o imóvel fica localizado perto do seu local de trabalho e dos membros mais próximos da família (pai, mãe, irmãos).
• Analisar o valor que será dispendido com a compra de móveis planejados e decoração, pois o dinheiro desembolsado com este trabalho não agrega valor ao imóvel para venda (muitas vezes se quer exigir um valor acima do valor de mercado em razão de móveis).
• Considerar os custos de uma compra e venda de imóvel: não é só o valor anunciado no jornal ou no site que deve ser levado em conta, mas também os custos envolvidos no negócio tais como: pagamentos de tributos (ITBI) taxas e emolumentos de cartório (Registro de Imóveis), dentre outros.
Após a análise destes pontos, os interessados buscam imóveis na internet, jornais, imobiliárias e visitam muitas opções de compra, até encontrar aquela que seja ideal às suas condições.
Agora, passamos a negociação de venda, os interessados, quando encontrarem seu imóvel deverão iniciar as tratativas com a imobiliária/ vendedor, para tanto, deverão observar os principais itens: (se for apartamento) valor do condomínio, valor IPTU, quantidade de vagas de garagem, verificar se existem obras de melhoria no condomínio, laser, se existem individualização de agua e luz para os apartamentos, se existem geradores nas áreas comuns (para os casos de queda de energia), e por fim, sempre terem acesso a Convenção de Condomínio e Regime Interno, pois estes documentos regerão as regras de conduta dos condôminos; enquanto se estivermos falando da aquisição de (casas) se faz necessário observar as condições da construção, os quartos, salas, banheiros e cozinha (se existem algum tipo de infiltração), e principalmente perguntar se a construção da casa foi regularizada junto a Prefeitura e ao Registro de Imóveis.
Esgotada a negociação de valores, passamos a parte jurídica, será necessário formalizar o famoso e muitas vezes complexo “COMPROMISSO DE VENDA E COMPRA”.
A fim de desvendar este documento, apontamos os principais pontos que deverão ser observados pelas partes a fim de se resguardarem, bem como se precaverem no negócio.
O Compromisso de compra e venda é o documento pelo qual o vendedor compromete-se a transferir o domínio de certo bem ao comprador, no preço, prazo e demais condições ajustadas. Para a segurança de ambos, é de suma importância contratar uma assessoria jurídica.-
Essa assessoria jurídica tem a finalidade de analisar e constatar da viabilidade da venda, saúde do imóvel e do vendedor.
A elaboração do contrato equilibrado entre as partes também é de responsabilidade desta assessoria, no entanto, existem alguns pontos a serem observados antes concretizar a venda ou compra do imóvel, tais como: verificar as certidões pessoais dos Vendedores a fim de constatar se existe pendências em seus nomes, alinhar o prazo de entrega das chaves e principalmente a forma de pagamento, pois muitas vezes, existem financiamentos a serem aprovados e isso poderá atrasar a conclusão do negócio e por fim, relacionar os bens móveis que ficarão no imóvel para evitar contratempos quando do seu recebimento.
Por fim, é importante sempre estar atento aos detalhes da negociação e do compromisso de venda e compra, e principalmente estar bem assessorado, assim, o negócio terá um final prospero e dará a segurança que todos esperam.
0 Comentários