Mediação: a solução amigável de conflitos
- Em 06/09/2019
A mediação busca resolver conflitos de forma amigável, sem a necessidade de ações judiciais. Nesse contexto, o mediador é um instrumento para solucionar algum tipo de desentendimento. É importante que o mediador seja neutro e distante das partes envolvidas, dessa forma poderá assegurar a facilidade do diálogo para que as questões sejam resolvidas, observando os princípios gerais de direito.
O procedimento de mediação é caracterizado pela informalidade, o tempo e como será feito o processo, sendo combinados previamente pelas partes e seus advogados com auxílio de um mediador. O mediador garante diálogos entre os envolvidos com o objetivo de esclarecer as necessidades e expectativas de ambos os lados, não lhe cabendo qualquer decisão ou conselho jurídico.
A possibilidade de mediação é prevista pelo Poder Judiciário, no processo civil, mas as partes podem buscar a mediação fora do processo ou por meio de um procedimento extrajudicial. Hoje, busca-se formas mais céleres para a solução de conflitos, e a mediação é uma das ferramentas para tanto, a qual tem sido muito bem recepcionada pelos juristas membros do Poder Judiciário e advogados.
0 Comentários